quarta-feira, 25 de julho de 2012
segunda-feira, 23 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
quinta-feira, 19 de julho de 2012
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Mel - ouro da nossa terra
Chegou o calor e com ele o tempo da cresta. É tempo de ir ás colmeias e beneficiar do trabalho árduo de milhares de abelhas que ao longo do ano, mas principalmente na Primavera, retiram o néctar das flores e o transformam, através de um processo químico natural, em mel, importante alimento para o equilíbrio do nosso organismo, devido à glicose e frutose que contém.
Infelizmente como o ano tem sido muito seco a primavera foi pouco florida o que teve como consequência uma baixa produção de mel, não afectando contudo a sua qualidade. Nunca é demais relembrar que o nosso mel, com aquela tonalidade de ouro tão característica, é na sua maior parte proveniente de ervas aromáticas, principalmente o rosmaninho, o que lhe confere uma qualidade excepcional em termos de sabor.
Deixamos aqui algumas fotos do passado sábado, em que podemos ver a retirada do mel, ainda por métodos artesanais, por alguns apicultores da Lousa.
Temas:
Actividades Económicas,
Apicultura
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Recordando ... (XLI)
Reparem que as rodas dos carros eram travadas com paus metidos entre os raios e que as “bancadas” da assistência eram os próprios carros. O que acho curioso, dadas as condições de segurança existentes, era a inexistência de acidentes graves, pelo menos que eu me lembre.
Temas:
Garraiadas,
Recordando,
Tradições
sábado, 7 de julho de 2012
sexta-feira, 6 de julho de 2012
domingo, 1 de julho de 2012
Bibliografia: “Revista VIVER – Vidas e Veredas da Raia, N.º 18”
A revista VIVER - Vidas e Veredas da Raia é uma publicação trimestral, propriedade da ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul, para a informação, formação para o desenvolvimento e promoção da qualidade e nível de vida das pessoas que habitam a sub-região em que se encontra inserida. O N.º 18 desta revista, referente aos meses de Junho, Julho e Agosto de 2011, inclui uma entrevista com o presidente da Junta de Freguesia da Lousa, retratando a Lousa de hoje, as suas potencialidades e as perspectivas de futuro.
Temas:
Bibliografia
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Mais assaltos na Lousa
Várias têm sido as visitas nocturnas que os larápios têm feito ultimamente na Lousa. O quintal do Zé Fininho com o furto de uma motosserra, a casa do Rocado com o furto de várias coisas, a tentativa de assalto do Centro de Saúde, só gorado porque um vizinho se apercebeu do barulho e pôs os gatunos em fuga, e o arrombamento do Centro Social e da sala das Danças, de onde não levaram nada, mas deixaram alguns prejuízos, nomeadamente as fechaduras.
É assim que as coisas andam e ninguém apanha ninguém.
(Foto: arrombamento da porta do Centro Social)
Temas:
Amigos do alheio
segunda-feira, 25 de junho de 2012
S. João no Centro de Dia da Lousa
O Centro de Dia da Lousa também comemorou o S. João. Foi no passado sábado e tambem houve um grupo de bailarinos da Associação do Cansado, para animar a festa.
Temas:
Associações,
Centro de Dia,
Santos Populares
domingo, 24 de junho de 2012
A Liga de Amigos da Lousa no evento "Entre Gerações"
A Liga de Amigos da Lousa, através do Centro de Dia, participou no evento "Entre Gerações", que se realizou no Louriçal nos dias 8, 9 e 10 de Junho. Aqui ficam algumas fotos dessa participação.
Temas:
Associações,
Centro de Dia
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Assembleia de Freguesia
A próxima Assembleia de Freguesia vai realizar-se no dia 29 de Junho, pelas 21h30m, no salão anexo à Junta de Freguesia, e terá como ponto único da ordem de trabalhos, "Apreciar uma informação escrita do Presidente da Junta sobre a actividade exercida e a situação financeira da freguesia".
Os períodos de antes da ordem do dia e depois da ordem do dia, serão preenchidos nos termos do Regimento.
Temas:
Assembleia de Freguesia
quinta-feira, 21 de junho de 2012
quarta-feira, 20 de junho de 2012
segunda-feira, 18 de junho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Mais segurança e beleza no recinto envolvente da Capela de Santo António
Continuando com a requalificação do recinto envolvente da Capela de Santo António, a Junta de Freguesia procedeu à colocação de um gradeamento, suportado com pilares de granito, em todo o cais desse recinto, resultando daí mais segurança e beleza num espaço que está sendo cada vez mais utilizado. Os mais idosos não foram esquecidos pois para os ajudar a subir as escadas foi também instalado um corrimão na escadaria principal do recinto.
Recordamos que neste espaço, começam hoje e duram até domingo, os já tradicionais festejos a Santo António, organizados pela Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Altos Céus do ano de 2013.
Temas:
Obras,
Santo António
quinta-feira, 14 de junho de 2012
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)













