Mostrar mensagens com a etiqueta S. Sebastião. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta S. Sebastião. Mostrar todas as mensagens

domingo, 18 de agosto de 2013

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Festas em louvor de São Sebastião

in: Semanário Reconquista, edição de hoje

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mais fotos da Festa de S. Sebastião 2012

(Fotos de Ana Abrantes)
 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Momentos da Garraiada de São Sebastião 2012

(Imagem de João Miguel Baltazar - Edição e Montagem de Rabiscos Lousenses)

Procissão da Festa de S. Sebastião 2012

(Imagem de João Miguel Baltazar - Edição e Montagem de Rabiscos Lousenses)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Imagens Nocturnas da Festa de S. Sebastião 2012

(Fotos de João Miguel Baltazar)
 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A propósito da festa de S. Sebastião

A propósito da festa de S. Sebastião que decorreu no passado fim de semana deixo-vos aqui uma pequena curiosidade sobre a construção da capela deste Santo, que ao mesmo tempo é um valioso contributo para a história da freguesia.
Estes elementos sobre a construção da capela de São Sebastião e muitos outros que oportunamente aqui divulgaremos, foram recentemente encontrados pelo Sr. Padre Castanheira numa pesquisa que efectuou, no Arquivo Distrital de Castelo Branco, num antigo livro de registo de baptizados da Paróquia da Lousa, elementos esses que foram escritos pelo Padre João dos Reis Barata, que foi pároco da Lousa desde 28-05-1874 até, julgamos, 1910. Escreveu assim o referido pároco:

“No dia 3 de Maio de 1903 (foi Domingo) benzeu-se a Capela de São Sebastião, que foi edificada pela Excelentíssima Família Vaz Preto, em substituição doutra Capela velha e mal segura que a Paróquia possuía, e que ficou dentro da Quinta da dita Excelentíssima Família, quando se fez a estrada nova; eu ainda conheci a capela velha fora da Quinta e conheci-a depois de estar já dentro da Quinta. A Excelentíssima Família Vaz Preto, construiu a Capela com a grandeza que se vê, com tenção de trasladar para ali os restos mortais dos seus antepassados; ouvi dizer que importou em cerca de dois contos de réis.”

(Fonte: Lembranças e Curiosidades do P.e João dos Reis Barata - PT/ADCTB/PRQ/PCTB12/001/00002)

sábado, 18 de agosto de 2012

Foi Notícia em 18-08-2006

in: Semanário "Reconquista", edição de 18-08-2006

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Foi Notícia em 16-08-2007

in: Semanário "Reconquista", edição de 16-08-2007

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

São Sebastião tomou banho

Na procissão de ontem, apanhado por uma trovoada.

São Sebastião levado à cabeça


Na procissão de ontem.

São Sebastião 2011


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

São Sebastião neste fim de semana

in: Semanário "Reconquista", edição de hoje
(Clicar na imagem para ampliar)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

domingo, 29 de agosto de 2010

S. Sebastião 2010 - Mais fotos

-


(Fotos enviadas pelo João Miguel Baltazar)
-

terça-feira, 24 de agosto de 2010

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais S. Sebastião 2009

-
Mais umas fotos da festa de S. Sebastião 2009, desta vez relativas à capela, que nos foram enviadas pela Ana Abrantes Cruz, acompanhadas do seguinte comentário:
-
" ... já agora aproveito para enviar umas fotos tiradas no S. Sebastião em Agosto. Estava lindíssima a capela. Para quem muitas vezes só a conhece antecedendo os funerais foi uma excelente surpresa."
-
- -
-
-