Mostrar mensagens com a etiqueta Centro Cívico. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Centro Cívico. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Venda de lotes de terreno para construção

in: Semanário Reconquista, edição de hoje

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Autarquia ajuda a fixar casais jovens

in: Semanário "Reconquista", edição de hoje
(Clicar no recorte para ampliar)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lousa tem novo loteamento

in: Semanário "Povo da Beira", edição de ontem
(Clicar no recorte para ampliar)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Inaugurações na Lousa

Conforme já aqui publicamos, é no próximo domingo dia 10, que vai ser inaugurada a Urbanização do Centro Cívico na Lousa, com a atribuição dos nomes às duas ruas ali existentes. Os nomes das ruas, aprovados em Assembleia de Freguesia, serão "Rua António Lameiras Coelho" e "Rua Professor José Gardete".
Com a atribuição destes nomes pretente a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia, prestar homenagem a figuras da Lousa que se distinguiram pela sua dedicação à causa pública, em termos de desenvolvimento e infraestrutaras e no campo desportivo, recreativo e cultural.
Após estas cerimónias proceder-se-á também à inauguração da ampliação da sede do União Lousense, que conta com uma nova entrada para acesso aos pisos superiores, nomeadamente o ginásio.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Assembleia de Freguesia Extraordinária

A próxima Assembleia de Freguesia será extraordinária e vai realizar-se no dia 28 de Maio, pelas 21h00m, no salão anexo à Junta de Freguesia.

Terá a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único – Discussão e votação da proposta de “Atribuição de nomes ás ruas da Urbanização do Centro Cívico

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Rua da Amendoeira com novo visual


A Rua da Amendoeira, também chamada de Quelha da Dona Ana, que até meados da década de setenta, antes de haver saneamento básico na Lousa, serviu de sanitário público, ganhou um novo visual.
Executado o novo traçado motivado pela urbanização do Centro Cívico, demolidas as casas onde moravam o Sr. António e a Maria Antónia e concluído o pavimento, eis que a Rua da Amendoeira se apresenta agora como uma das mais abertas e modernas da freguesia.
Ficamos agora a aguardar o impacto que as futuras construções vão trazer ao local.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Centro Cívico da Lousa - processo não é novo

-
in: Semanário Reconquista, edição de hoje
(Clicar no recorte para ampliar)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Centro Cívico na Lousa

-
in: Semanário Reconquista, edição de hoje.
(Clicar no recorte para ampliar)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Centro Cívico

-
Iniciou-se, na passada terça-feira, a empreitada para finalização das infra-estruturas do Centro Cívico, que inclui a construção e pavimentação de passeios, zona de estacionamento e faixas de rodagem.
-

-

-

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Centro Cívico - As obras continuam

-
As obras do Centro Cívico continuam. Desta vez são as infraestruturas de água e de esgotos que se iniciaram, como podem ver pelas fotos que se seguem.
-
-
-

quarta-feira, 25 de março de 2009

As obras do Centro Cívico

-
Iniciaram-se, na sexta-feira passada, as obras no Centro Cívico, com as terraplanagens para abertura dos dois arruamentos previstos: um da Rua de S. Sebastião até à Rua da Amendoeira e outro a nascer em frente à Junta de Freguesia.
Periodicamente, iremos informando aqui do andamento dos trabalhos.
Para já deixamos as fotos dos trabalhos em curso.
-
-
-
-
-

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Já se foram as oliveiras

-
A Junta de Freguesia já iniciou o arranque de algumas dezenas de oliveiras no Quintal do Pinto, que irão permitir o começo das obras no Centro Cívico, com a terraplanagem para a abertura de duas ruas e a demarcação de alguns lotes para construção.
Brevemente colocaremos aqui o respectivo projecto.
-
-
-
-

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Loteamento do Centro Cívico

-
O recorte ao lado refere-se à noticia saída no semanário Gazeta do Interior do dia 17 de Dezembro sobre o chamado futuro Centro Cívico da Lousa (Quintal do Pinto em frente à Junta de Freguesia).
Nele refere-se a situação actual dos projectos e uma explicação resumida do que se pretende que venha a ser, esse futuro espaço público.
Segundo informação da Junta de Freguesia, a noticia tem uma incorrecção no que se refere ao valor do investimento estimado, pois diz que o valor é de cerca de 160 mil euros, incluindo a compra do terreno e isso não é verdade. Este valor refere-se apenas ao custo das infra-estruturas (pavimentos, água, esgotos, electricidade, telefones e gás) e não inclui o terreno, o qual foi adquirido, em finais de 2005, por 100 mil euros.

Se quiser saber mais, clique no recorte para ampliar e poder ler a noticia.
-

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Rua da Amendoeira, antes e depois do corte e alinhamento

-


Encontram-se terminadas as obras do corte e alinhamento da Rua da Amendoeira, do lado do Santo António.
Com este corte e a demolição do muro do quintal do Pinto, já nem parece a mesma rua, embora ainda falte o corte e alinhamento do lado da Rua de Nossa Senhora dos Altos Céus, que esperamos seja para breve.
Aqui ficam estas duas fotos para comparação.
-

sábado, 2 de agosto de 2008

Para que serviam?

-
O Quintal do Pinto já se encontra totalmente aberto. Nele podemos encontrar algumas coisas com interesse. Desde árvores centenárias, lagaretas, poços forrados a cantaria talhada, passando por diversas aflorações rochosas e penedos, existe um pouco de tudo.

Uma coisa que me intriga é precisamente um penedo, o maior que lá existe, que tem talhado na própria rocha uma escadaria muito bem feita e que não consigo imaginar para que servia. O penedo tem alguns indícios de poder ter servido de lagareta, embora, devido à sua configuração e desgaste, não o possamos afirmar com toda a certeza. Além disso e caso ali tenha existido o rudimentar lagar de que falamos, tudo leva a crer que a construção das escadas seja posterior à sua utilização.

Sem nenhuma explicação aparente os degraus lá estão e que serviram para alguma coisa não temos dúvidas, pois ninguém iria gastar tantas horas de trabalho por simples divertimento, ou apenas para apreciar o luar em noites de lua cheia. Um mistério para tentar desvendar.
-

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A Rua da Amendoeira

-
Uma das coisas, entre tantas, que mais atrofiava a Rua da Amendoeira, eram os quintais da Ti Florinda e da Ti Ana, na entrada da Rua do Outeiro. Pois bem, a Junta de Freguesia já efectuou o corte e alinhamento e o aspecto ficou completamente diferente.

Finalmente, um corte que há muito se impunha. Aqui ficam algumas fotos.
-
Antes do corte
-

Depois do corte

-

quinta-feira, 24 de julho de 2008

A Quelha da Dona Ana

-
Muita gente se lembrará ainda da Quelha da Dona Ana, nome pelo qual era conhecida a Rua da Amendoeira, quando era a casa de banho pública da freguesia.

No final dos anos setenta, quando foi feita a rede de saneamento, perdeu o estatuto de casa de banho, mas continuou todos estes anos, a ser a pior e mais degradada rua da freguesia.

Um dia haveria de ser e hoje, a Rua da Amendoeira, começou um novo ciclo, com a demolição da parede do Quintal do Pinto. Mesmo cheia de pó e pedras já tem um ar mais alegre.

Foi giro ver a alegria do Zé Barata quando o muro em frente à casa dele foi demolido.

Aqui ficam umas fotos para ver e mais tarde recordar.

Antes da demolição do muro



Depois da demolição do muro


-

terça-feira, 22 de julho de 2008

Era uma vez um "Casino"

-
As demolições das paredes do Quintal do Pinto continuam. O muro desde o Zé da Guitarra até ao João Granelas já não existe. Agora chegou a vez do “Casino”, que tantas e tantas sessões de batota e bebedeira albergou.

Enfim, vão-se as pedras mas ficam as recordações. Aqui ficam algumas fotos para recordar e fazer o contraste.
Antes da demolição



Depois da demolição


-

sábado, 19 de julho de 2008

Uma lagareta no centro da povoação

-
Para quem não sabe, chamamos lagareta a monumentos arqueológicos escavados na rocha e utilizados, antigamente, no fabrico do vinho. Nos terrenos da Lousa existem várias, algumas já muito deterioradas e que a maioria das pessoas não conhece, mas que a seu tempo aqui colocaremos.

Esta, além de se encontrar razoavelmente conservada, tem uma particularidade muito interessante. Encontra-se no meio da povoação (Quintal do Pinto) e irá ficar integrada na futura zona ajardinada do Centro Cívico, o que vai ajudar na sua preservação e ao mesmo tempo torná-la visivel para todos.
-