Mostrar mensagens com a etiqueta Santos Populares. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Santos Populares. Mostrar todas as mensagens

sábado, 21 de junho de 2014

domingo, 15 de junho de 2014

quarta-feira, 12 de junho de 2013

segunda-feira, 25 de junho de 2012

S. João no Centro de Dia da Lousa

O Centro de Dia da Lousa também comemorou o S. João. Foi no passado sábado e tambem houve um grupo de bailarinos da Associação do Cansado, para animar a festa. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

terça-feira, 12 de junho de 2012

Festa de Santo António 2012

A Comissão das festas de Nossa Senhora dos Altos Céus para o ano de 2013, vai também este ano, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, realizar a Festa de Santo António por altura dos Santos Populares, como primeira iniciativa para começar a angariar fundos.

Assim, nos próximos dias 15, 16 e 17 de Junho, o ponto de encontro é no Santo António, onde, como sempre, haverá os respectivos comes e bebes.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Fotos da festa Santo António 2010

-
Fotos da festa de Santo António que decorreu no passado dia 11, 12 e 13 de Junho e que nos foram enviadas pelo João Miguel Baltazar.


-

terça-feira, 22 de junho de 2010

Amanhã há S. João

-
Amanhã é noite de S. João pelo que haverá, no largo do Chafariz, musica, fogueira, bebidas e sardinha assada.
-
Uma iniciativa União Lousense.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Saltar a fogueira de Santo António

-
Na noite de sábado no Largo da Capela de Santo António, onde além dos comes e bebes, houve fogueira com cheirinho a rosmaninho e animação com o "duo" Tó Gil e Domingos Mota.
-
-

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Santos Populares 2010 - Santo António

-
A Comissão nomeada para a realização das festas de Nossa Senhora dos Altos Céus no ano de 2011, vai também este ano, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, realizar a Festa de Santo António por altura dos Santos Populares, como primeira iniciativa para começar a angariar fundos.
-
Assim, nos próximos dias 11, 12 e 13 de Junho, o ponto de encontro é no Santo António, onde, como sempre, haverá os respectivos comes e bebes.

Não faltem.
-

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Passeio Pedestre e Magusto

-
Com o S. Martinho à porta, o União Lousense propõe já uma actividade para o próximo dia 8: um Passeio Pedestre denominado “S. Martinho”.

Depois do passeio, a terminar na Santa Bárbara, será servido um almoço composto por grelhados e o respectivo magusto.

É claro, quem quiser poderá fazer-se acompanhar do garrafão de água pé ou da garrafa de jeropiga.

As inscrições terminam no dia 5 de Novembro.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comemorar o S. João

-
Afinal o S. João também se comemora na Lousa. Chegaram-nos estas fotos enviadas pelo João Miguel Baltazar, mostrando que afinal o S. João esteve bem animado na noite de sexta e na de sábado. Na noite de 23 (terça-feira), haverá mais.
A julgar pelas fotos a sardinha estava uma delícia.
A iniciativa de comemorar este santo popular foi do União Lousense.
-
-
-
-
-
-

segunda-feira, 15 de junho de 2009

domingo, 14 de junho de 2009

Santo António 2009

-
Como já vem acontecendo desde 2004, a comissão nomeada para a Festa de Nossa Senhora dos Altos Céus, festejou o Santo António este fim de semana.
Muito animada e participada, podemos dizer que a festa esteve do melhor, como poderão ver pelas fotos.
Parabéns à comissão pelo trabalho desenvolvido e pelo empenho que lhe dedicou para que tudo corresse bem, mas principalmente, parabéns aos Lousenses, que tão bem têm recebido e acarinhado esta iniciativa.
Que a tradição se mantenha.

-

segunda-feira, 1 de junho de 2009

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Artista Lousense de Artesanato em Feira de Santo Tirso

-
Decorreu no passado fim de semana (dia 18, 19 e 20) em Santo Tirso, a I Feira Nacional de Santos Populares, que contou com a presença das obras criadas pela nossa artesã Estela Barata.

Segundo conseguimos apurar a feira correu muito bem à nossa artesã, que já no final do ano passado tinha participado numa outra alusiva ao tema de presépios.

Tanto quanto sei, na Lousa existe mais gente que se dedica ao artesanato. Além da Estela estou-me a lembrar da Ana Maria e da Olga. Também temos boas mãos a fazer bordados. Com tantos e bons artistas na Lousa, porque não fazermos uma exposição/feira nas instalações do Museu, que tem todas as condições para albergar um evento dessa natureza? Aqui fica a ideia e o desafio.
-
As fotos a seguir mostram a nossa artesã na feira e algumas das obras que ali levou.
-
-


-

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ainda o Santo António

-
Na sequência da festa de Santo António e sendo este santo muito querido e popular na Lousa e a quem muitos Lousenses prestam a sua devoção, deixo aqui mais esta referência a este Santo.
-
-
Numa recente viagem a Itália, visitei Pádua e a Basílica onde se encontram os restos mortais de Santo António de Lisboa.

Não há dúvida que os italianos souberam dar a Santo António um lugar com muita dignidade, como é a sua Basílica em Pádua, construída no século XIII, uma bela obra prima de arte e um dos mais célebres e frequentados santuários do cristianismo.

É impressionante a quantidade de pessoas, peregrinos e simples turistas, que visitam a Basílica de Santo António e a Capela das Relíquias. Nesta Capela podemos ver, em relicários da mais fina ourivesaria italiana, fragmentos de pele e cabelo, a língua e o queixo do Santo.

Sem dúvida um lugar a visitar para quem for a Itália.
-

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Santos Populares - Santo António

.
A Comissão nomeada para a realização das festas de Nossa Senhora dos Altos Céus no ano de 2009, vai também este ano, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, realizar a Festa de Santo António, por altura dos Santos Populares.

Ainda bem que assim acontece, pois além de servir para angariar alguns fundos que ajudem a desanuviar as despesas da festa de N.ª Sr.ª dos Altos Céus no ano que vem, ajuda a manter viva uma tradição que estava meio perdida.

Com efeito, a iniciativa da Comissão nomeada para o ano de 2005, quando reactivou esta festa nos Santos Populares de 2004, foi acarinhada com bastante entusiasmo e participação por parte da população. Este entusiasmo e participação tem-se mantido nos anos que se seguiram, o que mostra que a população da Lousa recebeu com agrado a iniciativa e quer manter a tradição.

A festa decorrerá nos dias 13, 14 e 15 de Junho e haverá de tudo: comida, bebida e divertimento. Esperemos que também haja uma pequena fogueira. O cheirinho do rosmaninho é fundamental para criar ambiente.
.