Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens

sábado, 23 de janeiro de 2010

Foi Notícia em 23-01-2004

-
in: Semanário "Reconquista", edição de 23-01-2004
(Clicar no recorte para ampliar)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Foi Notícia em 01-01-1930

-
in: Semanário "Terras da Beira", edição de 01-01-1930
(Clicar no recorte para ampliar)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Foi Notícia em 01-12-1930

-
in: Semanário "Povo da Beira", edição de 01-12-1930
(Clicar no recorte poara ampliar)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Foi Notícia em 26-11-2004

-
in: Semanário "Reconquista", edição de 26-11-2004
(Clicar no recorte para ampliar)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Foi Notícia em 15-09-1929

-
in: Semanário "Terras da Beira", edição de 15-09-1929
(Clicar no recorte para ampliar)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Foi Notícia em 02-07-2004

-
in: Semanário Reconquista, edição de 02-07-2004
(Clicar no recorte para ampliar)
-

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Foi Notícia em 01-07-1930

-

in: Semanário "Terras da Beira", edição de 01-07-1930
(Clicar no recorte para ampliar)
-

domingo, 19 de abril de 2009

Foi Notícia em 19-04-1952

-

in: Semanário "Beira Baixa", edição de 19-04-1952

(Clicar no recorte para ampliar)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Foi Notícia em 16-04-2004

-



in: Semanário "Reconquista", edição de 16-04-2004
-
(Clicar no recorte para ampliar)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Efemérides – Inauguração da Capela de Santa Bárbara

-
Faz hoje 57 anos (14-04-1052) era segunda-feira de Páscoa e foi inaugurada a Capela de Santa Bárbara.
Esta capela, mandada construir por D. Bárbara Tavares Proença Vaz Preto Geraldes em cumprimento de uma promessa feita pelo falecido marido, foi erigida no mesmo local onde se encontrava a antiga que estava completamente em ruínas.
A responsabilidade da arquitectura foi de Eurico de Salles Viana e a talha das cantarias esteve a cargo do nosso canteiro José Pinto.
Os festeiros foram Maria João Tavares Proença Vaz Preto de Abrunhosa e António Manuel Oliveira Goulão Gardete. De realçar o facto de nessa altura a festa ter apenas dois festeiros, um rapaz e uma rapariga, uma vez que mais tarde passou a três, um rapaz e duas raparigas, situação que ainda hoje se mantém.
A foto apresentada é desse dia e mostra a festeira, Maria João Vaz Preto de Abrunhosa, a entregar as chaves da capela ao pároco da freguesia, Padre José da Silva Viana.
-

-

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Foi Notícia em 01-04-2005

-



in: Semanário "Reconquista", edição de 01-04-2005

(Clicar no recorte para ampliar)

Efemérides de Abril

  • 14-04-1952 - Inauguração da Capela de Santa Bárbara
  • 27-04-2008 – Inauguração da sede da Acapel - Associação Desportiva de Caça e Pesca da Lousa

terça-feira, 24 de março de 2009

Foi Notícia em 24-03-1995

-

in: Semanário "Reconquista", edição de 24-03-1995

(Clicar no recorte para ampliar)
-

quinta-feira, 5 de março de 2009

Foi Notícia em 05-03-2004

-




in: Semanário "Reconquista", edição de 05-03-2004

(Clicar no recorte para ampliar)

Foi Notícia em 05-03-1938

-



in: Semanário "Beira Baixa", edição de 05-03-1938

(Clicar no recorte para ampliar)

domingo, 1 de março de 2009

Efemérides de Março

  • 10-03-1974 - O Capitão Vasco Correia Lourenço, descoberto como um dos principais conspiradores contra o regime do Estado Novo, foi preso na Trafaria.
    -
  • 18-03-1995 - Inauguração do Centro de Dia da Lousa

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Efemérides – Inauguração da sede do União Lousense

-
Faz hoje 52 anos que foi inaugurada a sede do União Lousense. Existindo desde 1 de Janeiro de 1952, só passados cinco anos teve sede própria, cuja inauguração foi precisamente no dia 17 de Fevereiro de 1957.

Durante esses cinco anos terá mudado de instalações, segundo parece, cinco vezes. Pelo que conseguimos apurar terá estado em S. Sebastião, no Lagar Novo (que é hoje o Museu Etnográfico), na Fonte Borrega, na casa do Sr. Manuel Henriques e finalmente na sede própria.

Para saber pormenores sobre o que se passou na inauguração, basta clicar no recorte de jornal ao lado, pois o semanário “Beira Baixa”, na sua edição do dia 24-02-1957, noticiou o acontecimento.
-

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Efemérides de Fevereiro

  • 17-02-1957 - Inauguração da sede da União Lousense

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Efemérides de Janeiro

  • 01-01-1655 - Segundo a acta mais antiga que o Arquivo da Câmara Municipal de Castelo Branco guarda, foram escolhidos para a Lousa os juizes «António frz Barroso e Pedro frz Cajado» e o procurador «domingos Nunes direito».
    -
  • 01-01-1952 - Fundação do Grupo Desportivo da Lousa

sábado, 20 de dezembro de 2008

Efemérides – Requalificação do Adro da Igreja

-
Faz hoje dois anos que terminaram as obras de requalificação da zona envolvente à Igreja Matriz, transformando-a no espaço mais nobre da freguesia e conferindo-lhe um aspecto cuidado e agradável., dando-lhe assim a dignidade que merece.

Esta requalificação passou pela pavimentação geral do espaço com a utilização de materiais que permitiram destacar esta área relativamente à sua envolvente. Blocos de granito, lagetas de betão com acabamento de granito azul e lagetas de ardósia, permitiram um desenho de pavimento baseado num traçado ortogonal com o centro no cruzeiro e definindo um eixo visual que se direcciona para a igreja. Esta confluência de linhas confere protagonismo à entrada da igreja e relaciona-a com o cruzeiro.

Como sabem, até meados do século XIX os enterramentos eram feitos dentro das igrejas ou nas imediações, dependendo da importância social do defunto em causa. Por decreto de 26 de Novembro de 1845 que regulamentava as “Leis da Saúde”, Costa Cabral, que era Ministro do Reino, proibiu esse costume e obrigava a que os enterramentos fossem feitos nos cemitérios. Esta lei provocou um enorme descontentamento popular que originou, na primavera de 1846, a chamada “Revolta da Maria da Fonte” que levou mesmo à queda do governo cabralista.
Começaram então a construir-se cemitérios e fizeram-se transladações. Ainda me lembro de quando era miúdo, ouvir falar as pessoas mais idosas de isso também ter acontecido na Lousa.

Quando os trabalhos de requalificação do adro se iniciaram, foram abertas diversas valas para colocação de tubagens e cabos eléctricos. As fotos que se seguem foram tiradas nessa altura e ainda se podem ver algumas ossadas e crânios que ficaram sem ser transladados.
-
-
-
-
-
-