sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Efemérides - Inauguração do Centro de Saúde e Centro Social

-
Foi no dia 07-11-1999 que foi inaugurado na Lousa, o Centro Social e a Extensão do Centro de Saúde.
-
O Povo da Beira, na sua edição de 9 de Novembro de 1999, notíciou o facto do qual aqui deixamos uma imagem para quem quiser ler e recordar.
-

Vandalismo é moda

-
Mais uma vez a malandragem invadiu o jardim da Junta de Freguesia para estragar aquilo que é de todos nós. Foi a noite passada, que algum, ou alguns, artistas falhados, fizeram na parede do jardim e do edifício da junta, a “obra de arte” que se pode ver na fotografia.

É lamentável a falta de princípios, de civismo e de respeito que algumas pessoas têm ao fazerem estas porcarias em locais privados ou de natureza pública. Além de ser um acto ilegal, quando alguém pinta ou estraga equipamentos e mobiliário urbano, estão a contribuir para uma despesa acrescida que sai do bolso de todos nós, os contribuintes.

Fazem isto porquê? Por simples malandragem ou por falta de ocupação dos tempos livres, já que de arte não percebem mesmo nada? Deve ser por pura malandragem, porque se quiserem ocupar tempos livres têm várias opções. Têm uma sala com computadores para acesso à internet. Têm uma rede gratuita em toda a freguesia de acesso à internet sem fios. Têm uma biblioteca com muitos e bons livros. Têm um Clube desportivo e cultural com diversas actividades em curso, nomeadamente torneios de snoocker e sueca. Têm um polidesportivo onde podem praticar desporto.

Não, nada disto interessa. Está na moda estragar, é muito fixe e tem adrenalina. O que interessa é fazer parte da tribo.

... talvez um dia alguém veja quem são.
-

Escuteiros em acantonamento na Lousa

-
A Lousa vai ter em acantonamento nos próximos dias 7, 8 e 9 de Novembro o Clã N.º 3 de S. Gregório, do Agrupamento 160 CNE de Castelo Branco.

Serão cerca de 20 jovens escuteiros, dos 17 aos 22 anos (rapazes e raparigas), que acompanhados dos seus dirigentes, tencionam levar a efeito diversas actividades com os objectivos de integração dos novos elementos e também proceder à elaboração do seu Plano de Actividades, para o Ano Escuta de 2008-2009.

Para o efeito irão utilizar as instalações da Junta de Freguesia, à semelhança do que já tem acontecido mais vezes.

Vem a propósito deste acantonamento, relembrar o Agrupamento 1031 da Lousa e ao mesmo tempo lamentar a sua curta existência e a sua extinção. Aqui fica uma foto para recordar o momento da sua criação no dia 8 de Maio de 1994.
-
-

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lousa com internet para todos

-
É com este titulo que o Reconquista, na sua edição de hoje, dá a conhecer a todos os seus leitores, como a Lousa promove as novas tecnologias.

Esta notícia surge na sequência da instalação na Lousa, de uma rede gratuita de internet sem fios, da qual já aqui demos conhecimento no dia 21 de Outubro.

O Reconquista refere ainda o "Rabiscos Lousenses" e "O Cantinho" como dois espaços da blogosfera, onde se poderá ter um retrato do passado, do presente e do património da Lousa.

O nosso bem haja ao Reconquista por mais esta contribuição na divulgação da nossa terra.
-
(Clicar no recorte para poder ler a notícia ou veja na Reconquista)
-

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Efemérides - Inauguração do novo anexo da Igreja Matriz

-
Faz hoje oito anos que foi inaugurado o novo anexo da Igreja Matriz da Lousa.
-
Foi com a noticia ao lado, que o Reconquista, na sua edição de de 10 de Novembro de 2000, noticiou o acontecimento.

(Clicar no jornal para ler a noticia).
-

sábado, 1 de novembro de 2008

O Santoro

-
Há coisas, porque também as vivemos, que nunca mais iremos esquecer. Refiro-me ao Dia de Todos os Santos e à tradição, já completamente desaparecida, de ir pedir o santoro.
Pela manhã, a garotada, e não só, em grupos, equipados com uma daquelas bolsas de pano que se usavam antigamente, percorriam a aldeia, batendo de porta em porta, mas preferindo sempre as dos mais ricos ou remediados, e quando alguém lhes acudia gritavam: “Dê-nos lá um santorinho”.
De um modo geral recebiam algumas peças de fruta, figos secos, castanhas, uns rebuçaditos e ás vezes uns tostões. Era uma alegria e no final dividiam entre si, tudo o que tinham recolhido.
Algumas casas abastadas, como por exemplo a casa Vaz Preto, preparavam expressamente para esse dia uma cozedura de pão, que depois distribuíam por todos aqueles que lá iam pedir.
Era também o dia de pedir a benção ao padrinho. Para isso o afilhado abeirando-se do padrinho, dizia: “A sua benção meu padrinho”. O padrinho esticando a mão direita, que o afilhado beijava com muito respeito, respondia-lhe: “Deus te abençoe”. Era a vez do afilhado esticar a mão e receber do padrinho o seu santoro, que consistia numa moedita e nalguns casos mais felizes numa notita que iriam ser arrecadados no mealheiro ou gastos de imediato em rebuçados e pirolitos.
-

Efemérides de Novembro

  • 05-11-2000 - Inauguração do novo anexo da Igreja Matriz
  • 07-11-1999 - Inauguração do Centro Social da Lousa e do Centro de Saúde
  • 14-11-1982 - Inauguração da sede da Junta de Freguesia

Provérbios de Novembro

  • Em Novembro, prova o vinho e planta o cebolinho.
  • Cava fundo em Novembro para plantares em Janeiro.
  • Nuvens em Setembro, chuva em Novembro e neve em Dezembro.
  • Tudo em Novembro guardado, em casa ou arrecadado.
  • Em Novembro põe tudo a secar, que pode o sol não voltar
  • Novembro à porta, geada na horta

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Recordando ...(XX)

-

(Foto: Ana Lopes)

Nestes tempos de crise económica e ao preço que estão os combustíveis, até que nem é uma má solução. (Penso que a foto seja dos anos 70)
-

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Árvore com dois troncos siameses

-
Esta árvore com dois troncos siameses pode parecer um fenómeno do Entroncamento, mas não, é mesmo da Lousa e pode ser vista nas instalações do polidesportivo.
Aqui ficam as imagens:

-

domingo, 26 de outubro de 2008

Pequeno filme da Caminhada "Na Rota dos Moinhos"


Caminhada 26 de Outubro - Na rota dos moinhos

-
-
Aqui ficam algumas fotos da caminhada de hoje até aos moinhos. Como se pode ver o pessoal aderiu bem à iniciativa. Houve crianças, jovens e menos jovens.
Depois veio o almoço, porco assado no espeto, e o convívio. O pessoal gostou. Uma iniciativa do União Lousense a repetir.
-

sábado, 25 de outubro de 2008

Bibliografia: "Os Pastos Comuns"

-
GIRALDES, J.J. Vaz Preto - “Os Pastos Comuns”. In CABRAL, Manuel Villaverde - Materiais para a História da Questão Agrária em Portugal – séculos XIX e XX. Porto: Editorial Inova, 1974. pp. 229-244.
-
O texto sobre os pastos comuns, da autoria de João José Vaz Preto Giraldes, foi originalmente publicado no Arquivo Rural (Vol. 5, 1862, pp.177-185) e oferece informações sobre a campanha contra o antigo sistema de open-field e sobre conteúdo de classe do movimento contra os pastos comuns.
-
A Região de Castelo Branco já fora uma terra de transumância, com grandes rebanhos de ovelhas, cuja lã era exportada e vendida aos lanifícios da Covilhã e Portalegre.
-
Na opinião do Prof. Silbert, Castelo Branco era a terra de eleição do open-field Português e sem dúvida a região em que os pastos comuns sobreviveram por mais tempo, pois beneficiavam de uma aliança tácita entre os camponeses pobres e os grandes criadores de gado. O autor, além de nos dar a conhecer a origem dos pastos comuns, apresenta também as questões jurídicas ligadas a esta questão.
-
Fonte: Fundação Alentejo – Terra Mãe (http://www.alentejo-terramae.pt/)
-

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mudança da hora

-
No dia 26 de Outubro, tem início o período de "Hora de Inverno".

Assim, os relógios irão ser atrasados de 60 minutos às 2h00 da madrugada de Domingo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 1h00.

Não se esqueçam de atrasar o relógio 1 hora de Sábado para Domingo!
-

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Novamente os moinhos

-

Como tinhamos já referido anteriormente, o caminho nesta zona encontrava-se completamente ocupado por um enorme matagal de silvas.
No próximo dia 26 vai realizar-se um passeio pedestre que inclui uma passagem pelos moinhos e felizmente que ainda há pessoas que se preocupam com a nossa cultura e tradições antigas.
Falamos do Tó Zé Barata que juntamente com dois funcionários da Junta de Freguesia, deitaram mãos à obra e limparam a zona, para receber os participantes do passeio.
Deste modo já foi possível tirar mais algumas fotos dos moinhos do Ti Zé Rocha e do Ti Moleiro que, tenho a certeza, muitos não conhecem.
Como podem verificar, o estado de degradação dos moinhos é quase total, mas, mesmo assim, não deixam de ser um marco histórico da nossa cultura, que é necessário divulgar e preservar o que resta.
Também a ribeira de Alpreade, na zona envolvente dos moinhos, mesmo quase seca, mantém tamanha beleza natural, que nos transmite uma enorme sensação de bem estar e nos convida à visita.
-

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Escadarias com mais segurança

-
As três escadarias de acesso ao Adro da Igreja têm agora mais segurança com a instalação de corrimões em aço inoxidável, em cada uma delas.
-
-

-
Com efeito, as escadarias para além de apresentarem já um elevado desgaste, motivado pelo seu uso ao longo de muitos anos, têm também os degraus um pouco altos, o que colocava alguns constrangimentos à sua utilização.
-
A Junta de Freguesia atenta a essa situação, procedeu à colocação de dois corrimões laterais em cada uma delas, tornando assim a sua utilização mais fácil e mais segura, principalmente para a população mais idosa da freguesia.
-

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Lousa com rede gratuita de internet sem fios

-
A Junta de Freguesia da Lousa acabou de instalar uma rede de internet wireless (sem fios) gratuita, que cobre praticamente toda a freguesia. Três antenas instaladas, no edifício da Junta, no Museu e na capela de S.to António, espalham pela aldeia o sinal que permite a qualquer pessoa aceder à internet com uma banda razoável.

Os testes finais destas três antenas estão finalizados e a cobertura obtida é satisfatória, pois praticamente em todas as ruas e nos principais locais da freguesia consegue-se captar o sinal.

Em qualquer local da freguesia, se tiver contacto visual com qualquer uma destas três antenas, é garantido que captará o sinal.
-
--------
-
Dentro das casas a captação é obviamente mais difícil devido aos obstáculos que o sinal encontra pelo caminho, como por exemplo as paredes, que geralmente são em granito e muito grossas.
-
Em alguns casos, uma placa USB colocada ao pé de uma janela, será suficiente. Noutros casos, torna-se necessária a instalação de um acess point. Para os casos mais difíceis um acess point com antena exterior deverá resolver o problema.
-

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A E.N.233, entre o Alto da Lousa e a Ponte de S. Gens

-
Já se encontram a decorrer as obras de conservação e melhoramento da E.N.233, entre o Alto da Lousa e a Ponte de S. Gens. Ao que nos parece, as obras são de grande intervenção, tentando transformar esta estrada, numa estrada segura.
A chamada “curva da morte”, onde tanta gente morreu de acidente, já se encontra cortada ficando com um raio de curvatura completamente diferente. Também as subidas e descidas acentuadas, desapareceram.
-

Do Alto da Lousa até aos Cantinhos já foram arrancadas todas as árvores. Consta que vai alargar dois metros e que terá uma pista (em saibro?) para ciclistas do lado do muro da quinta. Vamos aguardar para ver.
O troço entre os Escalos de Cima e Castelo Branco deverá arrancar no principio do próximo ano.
-

Intervalo

-
Dois alentejanos encontram-se e diz um para o outro:
- Compadre, onde vai com esse carro de esterco?
Responde o outro:
- É para pôr nos morangos.
Diz o primeiro:
-Atão o compadre nunca experimentou com natas?
-

domingo, 19 de outubro de 2008

Seis meses de Rabiscos

-
Faz hoje seis meses que nasceu o “Rabiscos Lousenses”. O principal objectivo da sua criação era ser um espaço que complementasse o sítio “Lousa – Um Cantinho na Beira Baixa” e ao mesmo tempo ser um espaço de divulgação actual, de troca de ideias e de partilha de opiniões sobre a nossa terra.
No que diz respeito à divulgação creio que o objectivo está a ser conseguido, pois além de incluir um já elevado número de notícias e informações, tem sido visitado por pessoas de todo o país, com predominância para as da região, mas também do estrangeiro, principalmente da França e do Brasil. Também várias pessoas nos têm manifestado pessoalmente o seu agrado, por terem um sítio onde podem saber notícias da sua terra quando estão longe.
Infelizmente, a colaboração e a participação têm sido fracas. Confesso que esperava mais comentários dos Lousenses que nos visitam, pois é sempre um bom incentivo para quem está deste lado, ao mesmo tempo que iria contribuir para complementar e melhorar, a qualidade da informação aqui apresentada.
Aqui fica, portanto, mais um apelo à vossa participação.
Vá lá malta, não custa nada participar. Façam comentários ou enviem notícias para publicação. Ajudem a dar vida a este espaço.
-