quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Os Moinhos

-
Para quem não sabe ou já não se lembra, a Lousa já foi terra de moleiros. Com efeito, na Ribeira de Alpreade e dentro dos limites da freguesia, havia em funcionamento três moinhos: o do Ti Moleiro, o do Ti Zé Rocha e o do Vaz Preto. Segundo julgo saber, mas que não conheço, na Tabeiró também havia um moinho da família Goulão.
Há dias fui até aos Moinhos. A ribeira encontra-se praticamente seca nesta altura do ano, mas como tinha comigo a máquina fotográfica, aproveitei para tirar umas fotos. Só não fui ao do Ti Moleiro, pois já estava calor e o caminho é um pouco acidentado.
É triste chegar ali e ver o estado em que se encontram. Completamente destruídos.
No do Ti Zé Rocha não se consegue ver praticamente nada. As silvas tomaram por completo conta do local. A lembrar que aquilo foi um moinho de água, apenas uma mó encostada à porta das ruínas e um bocado da caleira que conduzia a água para mover o moinho.
-
-
--
-
No do Vaz Preto, o estado de degradação é semelhante, mas ainda dá para ver algumas coisas. Duas ou três mós entre as ruínas, algumas colunas que suportavam o sistema e os canais de saída da água e de regulação do caudal. Nas traseiras do moinho ainda existem dois fornos de cozer pão, que embora não estejam em muito bom estado ainda não ruíram.
-
.
-
-
Segundo parece, o do Ti Moleiro encontra-se em igual estado. Um dia destes vou até lá.
É lamentável ver o grau de destruição a que chegou este riquíssimo património, que faz parte da nossa cultura. Creio que a sua recuperação agora, seria praticamente impossível.
Que pena, o local é tão lindo.
-

Sem comentários:

Enviar um comentário