quinta-feira, 3 de julho de 2008

Maneiras de ser

-
Todos sabemos que nos dias em que o pessoal dos hiper mercados vem distribuir publicidade, as ruas ficam um caos. Há papeis espalhados por todo o lado e outros voando ao sabor do vento, mas há situações que podiam e deviam ser evitadas.

Hoje assisti a um facto que não posso deixar de comentar. Quando passava numa determinada rua da Lousa, vi uma pessoa retirar um desses folhetos de publicidade, da sua caixa de correio, tendo-o amarrotado e deitado para o chão da rua, bem em frente à sua casa, quando tinha, a uma escassa meia dúzia de metros, uma papeleira para recolha de papeis.

Não me conseguindo conter, perante tal atitude, observei à pessoa que o folheto deveria ter sido deitado na papeleira que se encontrava tão perto e não no chão da rua. Sabem a resposta que recebi? “Os varredores da junta depois limpam”.

É verdade, é uma obrigação da Junta de Freguesia, manter as ruas limpas, mas francamente, um pouco de asseio, de educação e de respeito pelos outros, não fica mal a ninguém.

Quem me conhece bem, sabe que sou um bairrista convicto, mas perante esta situação e outras a que já assisti, não posso deixar de fazer uma comparação.
Quase todos os dias atravesso os Escalos de Cima quando venho de Castelo Branco. A contracenar com esta situação da Lousa, é frequente ver algumas pessoas a varrer o passeio em frente à sua casa. E lá também há varredores da Junta de Freguesia.

Enfim, são maneiras diferentes de ser.
-

Sem comentários:

Enviar um comentário