segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A propósito da festa de S. Sebastião

A propósito da festa de S. Sebastião que decorreu no passado fim de semana deixo-vos aqui uma pequena curiosidade sobre a construção da capela deste Santo, que ao mesmo tempo é um valioso contributo para a história da freguesia.
Estes elementos sobre a construção da capela de São Sebastião e muitos outros que oportunamente aqui divulgaremos, foram recentemente encontrados pelo Sr. Padre Castanheira numa pesquisa que efectuou, no Arquivo Distrital de Castelo Branco, num antigo livro de registo de baptizados da Paróquia da Lousa, elementos esses que foram escritos pelo Padre João dos Reis Barata, que foi pároco da Lousa desde 28-05-1874 até, julgamos, 1910. Escreveu assim o referido pároco:

“No dia 3 de Maio de 1903 (foi Domingo) benzeu-se a Capela de São Sebastião, que foi edificada pela Excelentíssima Família Vaz Preto, em substituição doutra Capela velha e mal segura que a Paróquia possuía, e que ficou dentro da Quinta da dita Excelentíssima Família, quando se fez a estrada nova; eu ainda conheci a capela velha fora da Quinta e conheci-a depois de estar já dentro da Quinta. A Excelentíssima Família Vaz Preto, construiu a Capela com a grandeza que se vê, com tenção de trasladar para ali os restos mortais dos seus antepassados; ouvi dizer que importou em cerca de dois contos de réis.”

(Fonte: Lembranças e Curiosidades do P.e João dos Reis Barata - PT/ADCTB/PRQ/PCTB12/001/00002)

Sem comentários:

Enviar um comentário