quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vasco Lourenço diz que declarações de Otelo são "incompreensíveis" - RTP Noticias

-

O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço já respondeu às declarações de Otelo Saraiva de Carvalho, considerando-as "incompreensíveis" e acusou o capitão de abril de "confundir efetivamente" as motivações e os objetivos da revolução.

O antigo Chefe da Região Militar de Lisboa Vasco Lourenço considera que "não se pode confundir o que se passou nos últimos 37 anos com o 25 de Abril em si" e que os objetivos da "liberdade, democracia e paz" foram alcançados.

"Olhando para trás, gostava que a situação (do país) fosse muito melhor do que é. Isso não significa que se conclua 'se soubesse o que sei hoje não teria feito o 25 de Abril'. Afirmo, categoricamente, que ter-me-ia empenhado como me empenhei para fazermos um ato como o 25 de Abril", afirmou.

O estratega do 25 de Abril que comandou do quartel da Pontinha as movimentações militares que depuseram o regime de Salazar/Caetano afirmou numa entrevista a propósito do lançamento do seu livro “o dia inicial”, que, se soubesse como o país ia ficar não tinha realizado o 25 de Abril e que provavelmente faria como muitos saindo do país para o estrangeiro.

Otelo Saraiva de Carvalho deixou também um aviso à classe política afirmando que quando se mexe nos direitos adquiridos dos militares que eles se mexem e que se lhes retirarem direitos eles poderão avançar para uma nova revolução.

Vasco Lourenço, colega de Otelo na caminhada do Movimento das Forças Armadas, classifica as afirmações do seu companheiro como “incompreensíveis”. O capitão de Abril que já se desiludiu tantas vezes com o Otelo Saraiva de Carvalho, acusa-o de "confundir o que foi efetivamente o 25 de Abril".

"Também está mais do que demonstrado que – e o Otelo tinha mais que a obrigação de já ter percebido isso – as motivações maiores, que já vinham de trás, eram motivações políticas, de desejo de uma sociedade livre, democrática e de uma sociedade que não oprimisse outros povos, impondo-lhes uma guerra", afirmou.

A Associação 25 de Abril, de que Vasco Lourenço é o Presidente, vai mais uma vez assinalar a efeméride organizando a 34ª corrida da Liberdade com partida da Pontinha, que foi o coração da revolta, Largo do Carmo e Marquês do Pombal, terminando nos Restauradores. Paralelamente, promove o já tradicional desfile na Av. da Liberdade, a que se juntarão certamente para além dos populares representantes de vários partidos e de sindicatos.


-

Sem comentários:

Enviar um comentário